Quixadá está localizada no sertão central do Ceará e possui características próprias atraentes e de encantar os olhos de seus visitantes. Em tupi-guarani, o nome Quixadá significa “Pedra da Ponta Curvada”. Palavra derivada de alguma das línguas indígenas faladas no território cearense antes do descobrimento. A cidade possui uma área de 2.019,816 km2, e população estimada pelo último censo do IBGE de 2009 de 80.447 habitantes. Rodeada de monumentais monólitos, não haveria outro nome melhor para definir o complexo turístico da cidade, intitulados “Vale Monumental”. Esse nome advém do fato de existirem diversas montanhas rochosas (monólitos) que, ao longo dos séculos foram esculpidos pelo vento, água e intempéries e tomaram as mais diversas formas. Os monumentos naturais estão muito próximos da zona urbana, o que tem atraído muitos praticantes de esportes radicais. A poucos quilômetros da cidade começam as trilhas ecológicas, como a do Boqueirão e Cabeça do Gigante. Estes caminhos conduzem aos vales de pedras, cavernas e paredões que atingem até 90 metros de altura, um convite à escalada e ao rapel.
O vale monumental é algo parecido com um enorme zoológico ao ar livre com animais esculpidos em pedra. A mais conhecida das esculturas é a Pedra da Galinha Choca localizada as margens do açude cedro, que juntos, tornaram-se cartão postal da cidade. As montanhas de Quixadá são também palco para aventuras ainda mais ousadas, por isso a cidade é reconhecida como um dos melhores locais do mundo para a prática de vôo livre (parapente e asa-delta). Não só existem muitos pontos privilegiados para se alçar vôo a partir dos monólitos, como também são constantes as correntes térmicas de ar, sem paralelo no mundo, que permitem aos praticantes jornadas nos céus mais emocionantes e prolongadas.
O turismo de aventura e o eco turismo, bem como o comércio são as principais atividades da região, o município apresenta grande potencial turístico, especialmente para o ecoturismo devido à beleza de suas paisagens.
O município foi carinhosamente acolhido pela escritora Raquel de Queiroz, que apesar de ter nascido em Fortaleza, (capital do ceará) possuía uma forte relação com a cidade, visitando-a constantemente, quando se hospedava em sua fazenda Não me Deixes, que herdou de seu pai, Daniel de Queiroz.
As principais atrações turísticas da cidade são:
Açude Cedro
Pedra da Galinha Choca
Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão
Chalé da Pedra
Lagoa dos Monólitos
Pedra do Cruzeiro
Serra do Estevão